A tecnologia une as pessoas ou não?




É notável como isso pode ser contraditório, pois com a tecnologia foi desenvolvida a internet que seu primeiro propósito era fins militares (a guerra), depois foi utilizada para ligar faculdades, pós esse período foi expandindo-se até os dias atuais que a maioria das pessoas tem acesso a ele pelo mundo todo, menos é claro nos países que é proibido rigidamente esse acesso como Coreia do Norte e China que bloqueia o acesso a alguns sites, mas demais a informação que antes poderia demorar semanas de um lado do mundo até outro hoje chega em segundos através das grandes redes WAN e MAN, através dos grandes backbones e muita tecnologia que os próprios usuários desconhecem e usam assiduamente para conectar seus computadores, celulares...

Na verdade a internet é uma terra vasta com muitos domínios, sites, serviços e até a terra “sem leis” que são consideradas as partes da DeepWeb que os navegadores não indexam os sites para pesquisa comum.
Teoricamente o propósito era com a união das universidades nessa grande rede, unir projetos estudantis, pesquisas, entre outras informações das instituições, alunos e professores.
Atualmente isso se concretizou, hoje todos os que tem acesso a um computador e a internet, poderão encontrar conhecimento compartilhado, projetos, conteúdo gratuito e pago, criar amizades e infinitas possibilidades.

Antes mesmo de existir as redes sociais, já existia os fóruns, onde funcionavam de forma semelhante para um assunto específico ou livre, e isso disseminou até os dias atuais, onde pessoas com gostos ou interesses semelhantes compartilham informações entre si.
Isso mostra o poder da internet, pois essa facilidade de comunicação e encontrar dados (que nem sempre são verdadeiros) leva a outro aspecto social que muitos usuários deixam de hábitos fora do mundo virtual para ficar somente nesse ambiente.
No mesmo tempo que esse meio une pessoas, as separa de outros meios, algo que deve ser repensado é o quanto as pessoas estão preparadas para essa inclusão digital ou essa quantidade massiva de informações. Isso é algo a ser discutido, sabemos que cada um tem uma visão sobre o assunto, mas como tudo evolui nós também devemos evoluir e ter um senso crítico para onde nós vamos.
Algo que observo, de todos esses anos desde meu primeiro acesso a um computador em 98, tudo é mutável no mundo da tecnologia, como os maiores serviços de um tempo são abandonados em outro tempo e assim continuamente.

O que realmente acho, devemos aproveitar essa facilidade da informação, tanto para estudar, quanto para a vida pessoal ou outros interesses mas não esquecendo outros aspectos da vida do mundo real para que possamos obter equilíbrio e felicidade plena em nossa vida.
Então em si para alguns é positivo e outros negativo o caminho que a tecnologia está nos levando, mas acho que mais importante que isso é termos consciência deste fato e analisar se isso está nos trazendo o bem ou o mal. Resumindo a responsabilidade e o modo de uso depende de cada um.

Abraço.

Comentários