Você Sabia? O que é @, história e alguns conceitos




@ - O que é na informática

O símbolo @, denominado arroba, é hoje amplamente usado na informática (entre outros usos) para indicar a localização de endereços de correio eletrônico.
(WIKIPÉDIA, )

@ - Sua Origem

A origem do símbolo @ remete-nos para a Idade Média, numa altura em que os copistas eram quem escrevia os livros. Para simplificarem o seu trabalho, estes profissionais da escrita costumavam substituir letras, palavras ou nomes próprios por símbolos, sinais e abreviaturas, havendo porém um outro motivo muito importante de ordem económica: naquela época o papel e a tinta eram raros e muito caros. Nesse sentido experimentaram entrelaçar duas letras e desse modo criaram o símbolo @ com o intuito de substituir a preposição latina “ad” que tinha, entre outros, o significado de “casa de”.
Com o aparecimento da imprensa no século XV, os copistas foram desaparecendo mas o símbolo por eles criado continuou sempre a ser usado nos livros de contabilidade ligados ao comércio.
Era normalmente usado entre os números referentes à quantidade de mercadoria e ao preço da mesma. Como exemplo, o registo contabilístico 20@£5 significava 20 unidades de um produto ao preço de 5 Libras cada unidade. Nesse tempo, em Inglaterra, o símbolo @ já era conhecido como “at” (significando “a” ou “em”).
No século XIX, nos portos da Catalunha, o comércio e indústria tentavam imitar os tipos comerciais e as medidas dos ingleses. Mas como os espanhóis desconheciam o o significado atribuído pelos ingleses ao símbolo @, supuseram que seria uma unidade de peso. Para terem chegado a essa suposição existiram duas coincidências:

– Naquela época, a unidade comum de peso para os espanhóis era a arroba, cuja inicial lembrava a forma do símbolo @.
– As mercadorias desembarcadas vinham frequentemente em fardos de uma arroba.

Por volta de 1874 começaram a ser comercializadas nos Estados Unidos as primeiras máquinas de escrever e o seu teclado também possuía o símbolo comercial @, que acabou mais tarde por ser também implementado nos teclados dos computadores.
No que diz respeito ao correio electrónico, a utilização do @ nos endereços de e-mail foi introduzida no início dos anos setenta por Ray Tomlinson, que enviou a si mesmo a primeira mensagem de correio electrónico.

Embora existam diversas teorias sobre os motivos que levaram este engenheiro americano a utilizar o @, a explicação mais razoável parece ser a que o próprio apresenta: pretendia um símbolo já existente nas máquinas de escrever e nos computadores, que fosse muito pouco utilizado e que não fosse usado em nomes de pessoas.
É também interessante verificar as designações dadas ao símbolo @ nos diferentes países:
Em alguns deles usam-se analogias com animais. Em italiano é “chiocciola” (caracol), em sueco “snabel” (tromba de elefante) e em holandês “apestaart” (rabo de macaco). Em alguns idiomas chega a ter o nome de um doce com forma circular. Em Israel é “shtrudel” e na Áustria é “strudel”. Já em português e espanhol é conhecido como “arroba”.
(ORIGEMDASCOISAS, )

Uso moderno da Computação


O uso contemporâneo mais familiar está no correio eletrônico (transmitido por SMTP), de forma que fulano.de.tal@servidor.com indica o utilizador fulano.de.tal no domínio servidor.com. Ray Tomlinson da BBN Technologies é creditado por introduzir tal uso em 1971, Essa ideia da @ representar a localização sob forma utilizador@domínio motivado primordialmente pela disponibilidade no dispositivo que ele usava e pela necessidade dum símbolo que não aparece nos nomes de utilizador, evitando ambiguidades. também foi migrada para outros protocolos: o comando Unix ssh jdoe@www.example.com tenta estabelecer uma conexão SSH ao computador www.example.com usando o utilizador jdoe.

Nas páginas da web, as organizações muitas vezes disfarçam endereços de e-mail dos seus membros ou funcionários, omitindo o @. Esta prática deixam os endereços menos vulneráveis a programas de spam que varrem a internet procurando por eles.
No inglês americano, o @ e usado em informações sobre um evento esportivo. Em tabelas, muitas vezes as equipes são separadas por um v, mas também pode ser substituído por um @, quando pode indicar a quem pertence o mando da partida. O nome da equipe visitante aparece antes, enquanto o nome da equipe mandante vem depois.

Em discussões nos fóruns da internet, o @ pode ser usado para direcionar uma resposta a um usuário em específico. Por exemplo, um "@Jane" é usado para responder a um comentário anterior de Jane. No corpo de um e-mail, o @ pode ser usado para se referir a alguém.
No Twitter, o @ é usado para os usuários enviarem respostas públicas uns aos outros, ou fazerem referências a eles. Em 15 de setembro de 2009, esse recurso também foi incluído no Facebook. Em um IRC, ele serve para marcar o nick do operador de um canal.
O símbolo também é usado em diversas linguagens de programação, ainda que de formas distintas. Em C#, quando utilizado para prefixar cadeias de caracteres ele indica que os caracteres de escape não deve ser considerados, enquanto que ao prefixar identificadores ele permite que palavras reservadas da linguagem sejam usadas. A partir do Java 5.0 o símbolo é usado para criar Annotations. Em Pascal, é um operador que retorna o endereço de uma variável. Em Perl, ela prefixa o identificador de arranjos.

Outros

Em literatura científica e tecnológica, especialmente em inglês, @ é usada para descrever as condições em que os dados são válidos, ou em que os experimentos foram feitos. Por exemplo, a densidade da água do mar pode ser descrita como d = 1,050 g/cm³ @ 15 . Numa fórmula química, a arroba é usada para denotar átomos ou moléculas em certas condições especiais. Em genética, ela é uma abreviação de locus, como IGL@ para immunoglobulin lambda locus.

Codificação

A @ está codificada em ASCII no código hexadecimal 40. Por consequência, também é parte do Unicode com o mesmo código, U+0040. Além do símbolo em sua formatação tradicional, há também um caractere Unicode para a versão reduzida, (U+FE6B),[10] e outro para a versão monoespaçada, (U+FF20).
(WIKIPÉDIA, )

 

Referências

ORIGEMDASCOISAS. A Origem da Arroba (@). Disponível em: <http://origemdascoisas.com/a-origem-da-arroba/>. Acesso em: 3 dez. 2016.
WIKIPÉDIA. @. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/@>. Acesso em: 3 dez. 2016.

Comentários