Ping - O que é e características

ENTENDENDO O PING

Ping ou latência é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede utilizando o protocolo ICMP. A palavra "ping" é a abreviação do termo em inglês "Packet Internet Network Grouper", que significa algo como "Agrupador de Pacotes da Internet". Esse comando basicamente envia dados para esses equipamentos e fica aguardando respostas.
Antes de tudo, é bom deixar algo claro: embora atualmente o Ping seja considerado a sigla para “Packet InterNet Grouper”, Michael Muuss, o criador do sistema, deixou claro em seu site que seu objetivo ao dar esse nome era, na verdade, fazer uma analogia ao som de um sonar.

O motivo dessa analogia veio do fato do Ping agir de forma semelhante a um sonar, porém, com foco no mundo virtual. Com este comando, seu computador é capaz de medir quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir até um destino e voltar. De forma simples, quanto menor o valor que ele retornar, mais rápida é sua conexão.
Ele está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais utilizados atualmente. O seu funcionamento envolve o envio de pacotes para o equipamento de destino e "fiscaliza" o tempo de resposta. Se o equipamento de destino estiver em funcionamento, a resposta, ou "pong" (referindo-se ao jogo ping-pong), é enviada para o computador que enviou o ping. Dessa forma, é possível saber se o tempo foi alto ou não.

É importante ressaltar que, apesar da analogia com o jogo de ping-pong, segundo o autor da ferramenta, Mike Muuss, o objetivo ao dar o nome era fazer uma comparação com o som de um sonar. O envio do ping geralmente envolve vários aspectos como o tamanho do pacote utilizado, o nome do equipamento "pingado", o tempo de vida e a latência, além do número de sequência do pacote ICMP. Todos esses tempos são dados em milissegundos (ms).
De maneira prática, quanto menor o valor registrado no ping, mais rápida é a sua conexão. Para jogos online, ter o ping em um estado equilibrado ou baixo influencia significativamente na qualidade da jogabilidade, que pode apresentar atrasos e problemas de conexão caso ele esteja alto demais. A partir de 2003, o ping começou a perder utilidade, visto que muitos provedores ativaram filtros para proteger os computadores de worms e outros malefícios que usam requisições do comando para derrubar e apagar servidores. Nas redes residenciais, o ping ainda é utilizado com alguma frequência, ainda que a interferência de roteadores possa bloquear o protocolo utilizado pelo ping e prever resultados incorretos.

Para realizar o teste, basta executar o prompt de comando do computador abrindo o Menu Iniciar ou a ferramenta de pesquisa do sistema e digitar "cmd" pressionando Enter logo após. Dentro do prompt, digite o termo "ping" juntamente do endereço do site ou servidor que você deseja acessar para a medição. Ping Depois de pressionar Enter e aguardar por alguns instantes, o prompt irá exibir informações sobre o tempo de resposta e os pacotes enviados e recebidos.
Caso o número de pacotes perdidos não seja 0, isso já indica que a sua conexão pode estar com problemas. No final das informações é possível visualizar a média do ping em milissegundos com base nos testes realizados.

REFERÊNCIAS

O QUE É PING?

Disponível em https://canaltech.com.br/o-que-e/internet/o-que-e-ping/
Acessado dia 10 de Outubro de 2016

O QUE É PING?

Disponível em http://www.tecmundo.com.br/internet/715-o-que-e-ping-.htm
Acessado dia 10 de Outubro de 2016

Comentários