Química - O que é/significado, aplicação, história



Significado de Química

O que é Química:

Química é a ciência que se dedica ao estudo da matéria, levando em conta a sua composição, as reações e as transformações.

As principais áreas em que se divide a Química são:

Bioquímica (Química Biológica): estuda os processos, reações e interações químicas nos organismos vivos.
Físico-Química (Química Física): disciplina que combina as ciências de Física e Química para estudar as propriedades físicas e químicas da matéria. Engloba outras disciplinas importantes como a cinética química, a mecânica quântica, a espectroscopia e a eletroquímica, a termodinâmica química e a termoquímica.
Química analítica: ramo da Química que analisa amostras de material para identificação da composição química e estrutura.
Química mineral: ramo da Química que estuda os metais e suas combinações.
Química orgânica: ramo da Química que compreende o estudo de todos os compostos do carbono, analisando a estrutura, as propriedades, a composição e as reações químicas.
Química inorgânica: ramo da Química que estuda as propriedades e as reações dos compostos inorgânicos - ácido, bases, sais e óxidos.
Química nuclear (Radioatividade): estuda os fenômenos materiais e energéticos que acontecem no núcleo dos átomos.

Denomina-se "químico" o profissional formado no curso de Química. Sua área de atuação está concentrada na investigação de substâncias e compostos, e na criação e desenvolvimento de novos materiais e produtos químicos em laboratórios.
A Química é um ramo das Ciências da Natureza que estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos.

A Matéria é o principal objeto de estudo da Química e pode ser definida como tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa, ou seja, todo o mundo material ao nosso redor e, inclusive, nós mesmos.
Independentemente do formato, origem (presente no nosso planeta ou no universo) ou se vivo ou morto, não existe nenhum material que esteja fora do alcance da Química.
A Química tem um enorme impacto sobre a tecnologia e a nossa sociedade, pois seus estudos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de todos os ramos das ciências. Afinal de contas, é por meio do estudo da matéria que podemos entender as propriedades e as possíveis transformações que cada substância pode sofrer para, então, usar esse conhecimento em nosso benefício.
É muito fácil perceber as diversas contribuições proporcionadas pela Química ao longo de toda a história da humanidade. Entre elas, podemos destacar:
·        O desenvolvimento dos alimentos industrializados;
·        O aumento do prazo de validade dos produtos;
·        O aumento da eficácia e ação dos cosméticos;
·        Desenvolvimento de medicações para combate às mais variadas doenças;
·        Desenvolvimento de fontes alternativas de combustíveis;
·        Produção de substâncias em laboratório;
·        Desenvolvimento de técnicas e soluções para problemas ambientais.



A Química é uma ciência de três níveis fundamentais:

1.                   Macroscópico: Transformações que podem ser observadas, isto é, ocupa-se das propriedades que envolvem objetos grandes e visíveis;
2.                   Microscópico: Trata-se da interpretação dos fenômenos macroscópicos por meio de transformações que não podemos ver diretamente, como o reordenamento dos átomos;
3.                   Simbólico: Usam-se símbolos químicos, tais como fórmulas moleculares, estruturais e eletrônicas, além de equações e fórmulas matemáticas, para representar as transformações e fenômenos estudados.

Neste espaço, você pode esclarecer cada uma das dúvidas que possui sobre os mais variados temas e questionamentos que envolvem a Química, isto é, todo o conhecimento relacionado com as principais áreas da Química exigidas nos vestibulares ainda em vigência e no Enem, a saber:

Química Geral:

- Matéria
- Estados físicos da matéria
- Propriedades da matéria
- Substâncias e misturas
- Átomo

Química Inorgânica:

- Ácidos
- Bases
- Óxidos
- Sais
- Reações químicas relacionadas às substâncias acima destacadas

Físico-Química:

- Soluções
- Propriedades coligativas
- Cinética química
- Termoquímica
- Eletroquímica
- Equilíbrio químico
- Radioatividade

Química Orgânica:

- Características do carbono
- Funções Orgânicas oxigenadas
- Funções Orgânicas nitrogenadas
- Isomerias
- Reações orgânicas
- Polímeros
- Bioquímica

Química ambiental:

- Poluição atmosférica
- Poluição das águas
- Poluição do solo
- Chuva ácida
- Destruição da camada de ozônio
- Descarte do lixo
- Reciclagem do lixo

O que é (segunda Definição)

A química é uma ciência que estuda as modificações e características dos elementos que encontramos na natureza. Esta importante ciência, através de técnicas específicas, desenvolve formas de sintetizar e purificar os elementos químicos. Muitas substâncias químicas são criadas a partir da união de determinados elementos naturais.
A química está presente em todos os lugares e em todas as coisas que podemos visualizar. Tudo em nosso planeta é formado por partículas, substâncias e elementos químicos. O átomo, por exemplo, a menor parte da matéria, está presente em tudo.
A indústria química trabalha no sentido de colocar os conhecimentos e procedimentos para a elaboração de produtos, alimentos e materiais de usos diversos.

História da Química

Desde os primórdios da história o homem vem acumulando conhecimentos de química. Na Idade dos Metais, por exemplo, o homem pré-histórico utilizou conhecimentos básicos para poder produzir metais. Sem o conhecimento de determinados minérios e suas características principais, isso se tornaria impossível. Os egípcios, por exemplo, utilizaram conhecimentos de destilação e fermentação, para produzirem algumas bebidas como a cerveja.
Os árabes, no período de formação do Império  Árabe ( século VIII ), desenvolveram muito a química através da chamada alquimia. Buscavam produzir a pedra filosofal e através destes estudos, descobriram a propriedade de diversas substâncias.
No Renascimento (séculos XV e XVI) a química vai atingir um grande avanço. Diversos cientistas, ansiosos em descobrir o funcionamento da natureza, vão embarcar em profundas experiências científicas, desenvolvendo diversos conhecimentos químicos.

Você sabia?

- É comemorado em 18 de junho o Dia do Químico.

Referências:

Significado de Química
Acessado em 10/09/2016

O que é Química?
Acessado em 10/09/2016

Química
Acessado em 10/09/2016

Comentários