Populous The Beginning - Minha visão - OldSchool

 
Um jogo criado em 1998 de estratégia pela Bullfrog Productions, onde você controlava uma Shaman que havia seus aldeões para servi-la, o que era impressionante na época para mim, que enquanto no Age of Empires na mesma época quando construia-se as casas ou edificações era algo 2D (talvez esse não seja o termo mas era algo desse tipo) e no Populous 3 ou The Beginning os aldeões entravam nas construções e aparecia parte por parte das construções 3D, sei que hoje em dia pode parecer comum isso mas para a época não era, pelo menos para mim, tanto  que os aldeões pegavam os materiais (madeira e iam fazendo parte por parte, se caso não tivessem madeira suficiente saiam das construções e iam pegar madeira nas árvores da região.
Outra coisa que foi comum a frente em jogos de estratégia era ter um Main ou chefe que comandava e defendia seu povo, como exemplo claro o Warcraft, que você havia um Herói, sei que são tipos de estratégia diferentes comparar um Warcraft, um Populous e um Age of Empires 1, mas todos colaboraram no meu ver com os Dota, League e jogos de estratégia de hoje.
Também minha outra observação era a ambientação do jogo, eram planetas diferentes mas as magias da Shaman tanto inimigas quanto aliada podiam mexer nos cenários, como derrubar montanhas, criar vulcões em qualquer parte do jogo, terremotos, raios tanto no cenário quanto nos soldados e aldeões, isso era irado.

Outra coisa que vi meio negativo no Warcraft III e no Age of Empires 1 era a inteligência artificial, muitos vão me contradizer dizendo que estou errado que era ótimo mas é essa minha opinião, no Populous 3 os inimigos marcavam seu território, caso destruíssem seu exército todo e você ficasse só com a Shaman e fugisse para as montanhas sozinha e começasse a converter peão por peão e refazer seu reino em cima da montanha você poderia, isso era bem interessante pois havia casos dos povos inimigos começassem com forte armamento militar e até era algumas estratégias do jogo, você ser dizimado de propósito para conseguir dizimar povo por povo. Já no Age of Empires e no Warcraft 3 se caso você mudasse de localização automaticamente seus inimigos sabiam onde você estava e acabariam com você com todos os exércitos sem ter chance de você reconstruir seu império (pelo que joguei eu concluí isso), quando jogava em dificuldades altíssimas não tem chance contra 3 exércitos ou algo do tipo.

(Obs: sei que no Age tem uma missão do padre de converter os peões e ir construindo seu exército mas no caso de jogos personalizados isso não funciona direito, porque se caso seu exército for dizimado ao construir um novo centro de cidade os exércitos inimigos já vão saber automaticamente onde você está e vão te destruir)


Em relação dos aldeões havia os básicos que eram construtores, reparadores, e que moravam nas casinhas, moravam mesmo, e eles faziam os próprios updrades nas casas, sei que tem uma coisa hilária que a única mulher era a Shaman mas tudo bem, ignorando essa parte era legal isso de viverem em sociedade, tirando que poderia colocar até soldados dentro das casas, que quando atacadas eles defendiam ela saindo das casas, isso magos, os que eu chamava de padres, e outros.

As fases eram as viagens de mundo por mundo para conquistar as novas tecnologias e magias novas das Shamans, também algo que achei ótimo no jogo que havia como modos de transporte através dos mundos, balões, barcos e há até gravidade caso por exemplo uma Shaman use um furação sobre um barco ou balão ele vai girar, e arremessar os pedaços e os aldeões longe, até nas casas ou outros.

Outra coisa que achei interessante acho que algumas das magias basearam-se em coisas da Bíblia como por exemplo a praga dos gafonhotos/moscas sei lá, você jogaria sobre unidades inimigas ou casas e forçaria a todos os peões sendo soldados ou etc a saírem correndo perturbados por um tempo ou até morrerem dependendo do tanto de vida que haviam, mas por exemplo havia uma magia de proteção que poderia ser usada nos aldeões para ficarem imunes a esse tipo de magia de área. Ou havia a magia de meteoros ou até de um dragão que comia todos os inimigos.

Também para a época você tinha um comando se caso tivesse selecionado qualquer unidade sua, tipo soldados, magos, padres ou quantas fossem e apertasse G eu acho, todos formavam um círculo para defender sua Shaman, além de você poder posicionar suas tropas de forma estratégica para defender ou fazer determinados trajetos a sua escolha, isso era fenomenal.

Sei que isso é comum mas naquela época a questão de ter tantos mecanismos no mesmo jogo o tornava fenomenal, como também mostrava por classes as seleções, havia a opção para mandar aldeões rezar para conseguir tecnologias e magias, e era rezar literalmente na frente dos monumentos, havia torres que você poderia colocar a Shaman ou os atiradores que pareciam sacerdotes do mau que atiravam bolas de fogo e ampliava sua área de tiro, os aldeões batiam um sino quando a cidade era atacada ou inimigos passavam o perímetro visto, nossa muitas coisas vem em minha memória.

Resumindo o jogo havia uma mecânica excelente, onde podia se fazer o que quisesse, brincar com a ambientação do jogo, ainda existem servidores ativos no mundo para jogar online e para mim o jogo é excepcional.

Experimente, existe para baixar no PirateBay ainda, e descubra muito mais com o jogo, porque as experiências por si só mostram como o jogo foi bem feito em sua época e por isso mais pessoas jogam até hoje.

Se quiser complementar com comentários e observações sinta-se a vontade.

Um abraço.

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