O mundo tecnológico que atualmente vivemos, sua evolução vista por mim (Parte 1)




Eu Thales de Oliveira Gomes sou ainda um homem novo com apenas 26 anos de idade, mas acompanhei a revolução dos anos 90 até os dias atuais, desde a evolução dos telefones que eram aqueles que discávamos a argolinha até os atuais smartphones, quando as pessoas nem sabiam o que era e-mail até o boom das redes sociais começando pelo Orkut, é algo curioso isso como essa tecnologia está dominando as pessoas, principalmente os jovens que nasceram após o século XX, sei que faço um pouco de parte disso mas mesmo trabalhando com isso não extremamente como os adolescentes agora no ano de 2016/2017.

Algo curioso para mim foi essa revolução, eu tive acesso a um computador em 1998 mais ou menos, onde era algo magnífico pelo menos para mim acessar a internet nas madrugadas e domingos porque a internet da época era a tal discada, com os discadores. Lembro-me que para baixar um arquivo de 80 MB era algo entre 10 horas ou mais, onde eu era criança ainda mas os meus parentes acessavam notícias e até nessa época se não me recordo bem não havia os mp3, arquivos compactados eram através do Winzip, antivírus popular era o Norton pelo menos em minha casa e buscador realmente popular era o Cadê. Primeiros jogos que joguei eram do DOS, era algo fenomenal, Super Mário, DOOM, Heretic e muitos outros, com o tempo fui tendo acesso a mais softwares e formando meu conhecimento sobre computadores.
Mas ao mesmo tempo teve a evolução dos telefones celulares como por eu exemplo aqueles que tinham pequenos jogos em pixels, e nesse tempo os celulares haviam os ringtones, onde você comprava da operadora o áudio de 15 segundos para colocar de toque, algo também que me recordo eram as propagandas da Motorola na MTV com o slogan HelloMoto, que haviam celulares específicos para reprodução de músicas e isso era incrível. Com o passar do tempo isso passado os anos 2000 as primeiras promoções das operadoras sobre enviar mensagens gratuitas aos seus contatos o dia todo era algo fenomenal permitindo a comunicação em tempo real com pouco crédito.
O desenvolvimento dos chats online, havendo por exemplo os chats dos sites como bol, uol, ig entre outros, o aplicativo ICQ que também havia opções de pesquisa de usuários pelo mundo todo, onde atualmente o Skype tem mas eu acho que no ICQ era muito mais eficaz, os sons de máquina de escrever inesquecíveis, para se logar usava-se um número o meu se não me recordo bem era 219516502, e que com o tempo o MSN o substituiu, até chegarmos ao atual Skype, com isso grandes aplicativos morreram e outros nasceram sendo melhores ou relativamente não.
É muito bom recordar, mas alguns dias atrás li um artigo interessante que dizia sobre os softwares mortos pela Google de projetos próprios e um site que representava o cemitério desses softwares(Link aqui), sites e serviços, realmente as coisas mudam tão rápido, que notei somente quando vi o site que os serviços haviam desaparecido e não tinha notado, e até já havia procurado algumas vezes e não encontrado.
Essa é a primeira parte do assunto abordado, se tem coisas que você acompanhou nesses anos que acha que contribuam ou curiosidades a usuários deixe nos comentários e até a próxima.

Comentários