Torrent - O que é, características e uso


Torrent o que é

Hoje em dia, é muito comum encontrar arquivos de todos os tipos e tamanhos sendo compartilhados pela internet através de arquivos torrent. Só que ainda existe um grande público que não faz ideia do que “torrent” realmente significa, muito menos como um arquivo de poucos KB pode trazer outro de diversos GB.
A lógica do torrent é a seguinte: a primeira pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o primeiro seed. Uma segunda pessoa baixa este conteúdo e também passa a disponibilizá-lo, tornando-se mais um seed. Basicamente, quanto mais seeds houver de um mesmo arquivo, mais rápidos e eficientes serão os downloads, pois mais pessoas estarão disponibilizando o mesmo.
(PEREIRA, 2012)

BitTorrent, ou simplesmente torrent, é um protocolo de conexão que acelerou e simplificou a tarefa de baixar arquivos grandes via Internet. Diferente do download comum, que depende do tráfego no servidor; ou do P2P, que é menos eficiente e mais suscetível a spywares, o torrent permite obter arquivos pesados em partes, criando uma rede de computadores conectados que otimiza o tempo.
(ALVES, 2015)

Arquivos torrent

Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Essa transferência acontece da seguinte maneira: os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários. Isso reduz significantemente o consumo de banda do distribuidor original do arquivo, não sendo necessário que o mesmo fique armazenado em um servidor.
Para compartilhar esses arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

Como funciona

Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar o arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.
Diferentemente de transferências via HTTP, um cliente torrent faz diversos pedidos em diferentes sockets (pontos finais de uma rede, ou seja, a localização de um arquivo). Isso significa mais de uma fonte para você baixar. Outra diferença é que o protocolo torrent baixa de uma maneira não sequencial e vai “montando” o arquivo como se fosse um quebra-cabeça, juntando as diferentes partes dos arquivos baixados.
Basicamente, todas as pessoas que baixaram o torrent enviam pedaços dele para outras. No final do download, o cliente unifica os pedaços, criando o arquivo que você queria baixar.

Quais são os clientes de torrent?

Há diversos clientes torrent que você pode usar para transferir e compartilhar seus arquivos. Um dos mais utilizados hoje em dia é o µTorrent, por ser um dos mais leves e eficazes do mercado. Outras opções incluem o BitTorrent, o BitComet e o Azureus, só para citar alguns.
 Há diversos sites onde os usuários disponibilizam seus arquivos torrent. Porém, como o número desses serviços é crescente, foi criado outro tipo de serviço: o de pesquisar arquivos nesses sites sem a necessidade de vasculhar um por um.

Torrents e a pirataria

Por causa da popularização de sites como o The Pirate Bay, muitas pessoas, erroneamente, associam torrents à pirataria. Torrent nada mais é do que uma forma de compartilhamento de arquivos utilizada por organizações sérias. Um bom exemplo do uso de torrent como forma de divulgação é o Ubuntu, que tem suas novas versões disponibilizadas para download em HTML e torrent.
Ligar torrent à pirataria é uma atitude equivocada e que apenas cria um estigma em cima de uma tecnologia que cresce a cada dia e tem potencial para mudar permanentemente a maneira como é realizada a troca de arquivos na internet.
(PEREIRA, 2012)

Vantagem

A vantagem de usar torrents é a sua versatilidade, já que seu download pode ser pausado e retomado a qualquer momento, algo que ajuda muito em redes instáveis. Além disso, o tamanho compacto de arquivos .torrent permite que se busque por eles usando o celular em conexões lentas, lançando mão de uma rede Wi-Fi ou a cabo de alta velocidade só quando for baixar o arquivo pesado que origina dali.
(ALVES, 2015)

Referências

ALVES, P. O que é torrent e como funciona? Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/o-que-e-torrent-e-como-funciona.html>. Acesso em: 11 dez. 2016.
PEREIRA, A. L. O que é Torrent? Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/torrent/166-o-que-e-torrent-.htm>. Acesso em: 11 dez. 2016.


Comentários