MÁQUINA VIRTUAL - O que é, seu uso, vantagens e desvantagens

Máquina virtual – O que é

Uma máquina virtual é um software de ambiente computacional em que um sistema operacional ou programa pode ser instalado e executado. De maneira mais simplificada, podemos dizer que a máquina virtual funciona como um “computador dentro do computador”.
Hoje em dia, criar uma máquina virtual é muito simples: basta apenas instalar um programa específico dentro do seu computador como qualquer outro. É dentro desse programa que você irá criar um disco rígido virtual e poderá executar um sistema operacional inteiro a partir dele.

Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia a dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa. Elas são usadas em diversos casos, como no lançamento de programas e SOs ainda em estágio de desenvolvimento. Dessa forma, você não se torna refém de aplicativos inacabados que podem apresentar diversos bugs.

A máquina virtual irá alocar, durante a execução de sistemas operacionais, uma quantidade definida de memória RAM. Ela normalmente emula um ambiente de computação física, mas requisições de CPU, memória, disco rígido, rede e outros recursos de hardware serão todos geridos por uma “camada de virtualização” que traduz essas solicitações para o hardware presente na máquina.

As máquinas virtuais são capazes de “enganar” os programas e sistemas operacionais, pois eles acreditam que estão sendo executados diretamente no hardware físico, e não dentro de uma simulação. Por isso, eles podem ser instalados da mesma forma que seriam dentro do sistema operacional.
(HAMMERSHMIDT, 2012)

Vantagens:

·        Manutenção simples
·        Confiança e disponibilidade.
·        Economia de espaço físico.
·        Redução de gastos
·        Compatibilidade com outras plataformas.
·        Segurança de dados e isolamento de máquinas, sem intervenção de outras.
·        Redução do Down time (tempo de inatividade).
·        Instalações simples.
·        Facilidade na recuperação de dados.
·        Facilidade em fazer um backup

Desvantagens:

·        Desempenho: a virtualização exige uma boa conexão com a internet e um bom hardware.
·        Gerenciamento: é necessário sempre um monitoramento de seus servidores virtuais.
·        Alto consumo de memória RAM.
·        Alto consumo de espaço no HD.

Com o avanço e a distribuição de computadores com um grande processamento, essa tecnologia será algo indispensável. Para virtualizar é possível usar os programas listados abaixo:
·        VMWare (servidores).
·        Virtual Box.
·        Microsoft Virtual PC.
·        KVM (servidores).
·        XEN (servidores).

Referências

HAMMERSHMIDT, R. O que são máquinas virtuais? Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/maquina-virtual/232-o-que-sao-maquinas-virtuais-.htm>. Acesso em: 30 nov. 2016.
JOSEFHER, L. Vantagens e desvantagens de uma máquina virtual. Disponível em: <http://blogtimicrocamp.com.br/tecnologia/vantagens-e-desvantagens-de-uma-maquina-virtual/>. Acesso em: 30 nov. 2016.


Comentários