DIAGRAMAS UML - Tipos de diagramas UML, definição e uso



O que é UML?

UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling Language. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.
Ela possui nove tipos de diagramas que são usados para documentar e modelar diversos aspectos dos sistemas, porém nesse artigo estarei apresentando algumas delas.

A maioria dos problemas encontrados em sistemas orientados a objetos tem sua origem na construção do modelo, no desenho do sistema. Muitas vezes as empresas e profissionais não dão muita ênfase à essa fase do projeto, e acabam cometendo diversos erros de análise e modelagem. Isso quando há modelagem, pois nós profissionais da área sabemos que muitas vezes o projeto começa já na fase de codificação.

Diagrama de Casos de Uso

Esse diagrama documenta o que o sistema faz do ponto de vista do usuário. Em outras palavras, ele descreve as principais funcionalidades do sistema e a interação dessas funcionalidades com os usuários do mesmo sistema.

Diagramas de Casos de Uso são compostos basicamente por quatro partes:

·        Cenário: Sequência de eventos que acontecem quando um usuário interage com o sistema.
·        Ator: Usuário do sistema, ou melhor, um tipo de usuário.
·        Use Case: É uma tarefa ou uma funcionalidade realizada pelo ator (usuário)
·        Comunicação: é o que liga um ator com um caso de uso.

Diagramas de classe UML

Um diagrama de classe UML descreve o objeto e informações de estruturas usadas pelo seu aplicativo, internamente e comunicação com seus usuários. Ele descreve as informações sem referência a qualquer implementação específica. Suas classes e relações podem ser implementadas de várias maneiras, como tabelas de banco de dados, nós XML ou composições de objetos de software.

Diagrama de sequência

Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre objetos) num programa de computador. Como um projeto pode ter uma grande quantidade de métodos em classes diferentes, pode ser difícil determinar a sequência global do comportamento. O diagrama de sequência representa essa informação de uma forma simples e lógica.

Um diagrama de sequência descreve a maneira como os grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo. Ele registra o comportamento de um único caso de uso e exibe os objetos e as mensagens passadas entre esses objetos no caso de uso.

Em síntese: o Diagrama de Sequência é uma das ferramentas UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de operações ou métodos (procedimentos ou funções). Este diagrama é construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. Primeiro, define-se qual o papel do sistema (Use Cases), depois, é definido como o software realizará seu papel (Sequência de operações).

O diagrama de sequência dá ênfase a ordenação temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos de um sistema. Entende-se por mensagens os serviços solicitados de um objeto a outro, e as respostas desenvolvidas para as solicitações.

Diagramas de atividade UML

Um diagrama de atividade mostra um processo de negócios ou um software como um fluxo de trabalho por meio de uma série de ações. Computadores, componentes de software ou as pessoas podem executar essas ações.

O Diagrama de Implantação

O Diagrama de Implantação é o diagrama com a visão mais física da UML (GUEDES, 2007). Este diagrama foca a questão da organização da arquitetura física sobe a qual o software irá ser implantado e executado em termos de hardware, ou seja, as máquinas (computadores pessoais, servidores etc.) que suportam o sistema, além de definir como estas máquinas serão conectadas e por meio de quais protocolos se comunicarão e transmitirão as informações. Os elementos básicos deste diagrama são os Nós, que representam os componentes, Associações entre Nós, que são as ligações entre os Nós do diagrama, e os Artefatos, representações de entidades físicas do mundo real.

Diagrama de Componentes

Diagrama de componentes da UML ilustra como as classes deverão se encontrar organizadas através da noção de componentes de trabalho. Por exemplo, pode-se explicitar, para cada componente, qual das classes que ele representa.

É utilizado para:

·        Modelar os dados do código fonte, do código executável do software.
·        Destacar a função de cada módulo para facilitar a sua reutilização.
·        Auxiliar no processo de engenharia reversa, por meio da organização dos módulos do sistema e seus relacionamentos.

Diagrama de Estados

UML prevê um diagrama específico para modelar os diversos estados de um objeto durante o seu ciclo de vida. Tal diagrama é chamado de diagrama de estados. Ele é muito utilizado na área de eletrônica digital assim como em linguagens formais. Foi importado pela UML por ser uma maneira eficiente e clara de se descrever todos os possíveis estados de um sistema  assim  como  quais  eventos  levam  a  transição de  um  estado para outro.

Diagrama de pacotes

É um mecanismo de agrupamento geral que serve para agrupar vários modelos. Organiza elementos em grupo e costuma ser utilizado na modelagem de sistemas muito extensos. São utilizados para demonstrar os limites de cada subsistema e como eles se inter-relacionam.
Pode conter qualquer diagrama da UML, inclusive outros pacotes. Mais comumente utilizado em diagrama de casos de uso e diagrama de classes

Referências

Ribeiro, Leandro. O que é UML e Diagramas de Caso de Uso: Introdução Prática à UML

Acessado dia 21 de Novembro de 2016

Microsoft. Diagramas de classe UML: referência

Acessado dia 21 de Novembro de 2016

Wikipédia. Diagrama de sequência

Acessado dia 21 de Novembro de 2016

Microsoft. Diagramas de atividade UML: referência

Acessado dia 21 de Novembro de 2016

César, Paulo. Artigo SQL Magazine 68 - Utilizando UML: Diagramas de Implantação, Comunicação e TempoArtigo SQL Magazine 68 - Utilizando UML: Diagramas de Implantação, Comunicação e Tempo

Acessado dia 21 de Novembro de 2016

Abdala, Daniel. Diagrama de Estados

Acessado dia 21 de Novembro de 2016

Wikipédia. Diagrama de componentes

Acessado dia 21 de Novembro de 2016

UniFOA. diagrama de pacotes

Disponível em:
Acessado dia 21 de Novembro de 2016

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