O que é UML?
UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling
Language. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que
define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar
os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.
Ela possui nove tipos de diagramas que são usados para
documentar e modelar diversos aspectos dos sistemas, porém nesse artigo estarei
apresentando algumas delas.
A maioria dos problemas encontrados em sistemas
orientados a objetos tem sua origem na construção do modelo, no desenho do
sistema. Muitas vezes as empresas e profissionais não dão muita ênfase à essa
fase do projeto, e acabam cometendo diversos erros de análise e modelagem. Isso
quando há modelagem, pois nós profissionais da área sabemos que muitas vezes o
projeto começa já na fase de codificação.
Diagrama de Casos de Uso
Esse diagrama documenta o que o sistema faz do ponto de
vista do usuário. Em outras palavras, ele descreve as principais
funcionalidades do sistema e a interação dessas funcionalidades com os usuários
do mesmo sistema.
Diagramas de Casos de Uso são compostos basicamente por
quatro partes:
·
Cenário: Sequência de eventos que acontecem
quando um usuário interage com o sistema.
·
Ator: Usuário do sistema, ou melhor, um tipo de
usuário.
·
Use Case: É uma tarefa ou uma funcionalidade
realizada pelo ator (usuário)
·
Comunicação: é o que liga um ator com um caso de
uso.
Diagramas de classe UML
Um diagrama de classe UML descreve o objeto e informações
de estruturas usadas pelo seu aplicativo, internamente e comunicação com seus
usuários. Ele descreve as informações sem referência a qualquer implementação
específica. Suas classes e relações podem ser implementadas de várias maneiras,
como tabelas de banco de dados, nós XML ou composições de objetos de software.
Diagrama de sequência
Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de
Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando
a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre
objetos) num programa de computador. Como um projeto pode ter uma grande
quantidade de métodos em classes diferentes, pode ser difícil determinar a
sequência global do comportamento. O diagrama de sequência representa essa
informação de uma forma simples e lógica.
Um diagrama de sequência descreve a maneira como os
grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo. Ele
registra o comportamento de um único caso de uso e exibe os objetos e as mensagens
passadas entre esses objetos no caso de uso.
Em síntese: o Diagrama de Sequência é uma das ferramentas
UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas
através de operações ou métodos (procedimentos ou funções). Este diagrama é
construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. Primeiro, define-se qual o
papel do sistema (Use Cases), depois, é definido como o software realizará seu
papel (Sequência de operações).
O diagrama de sequência dá ênfase a ordenação temporal em
que as mensagens são trocadas entre os objetos de um sistema. Entende-se por
mensagens os serviços solicitados de um objeto a outro, e as respostas
desenvolvidas para as solicitações.
Diagramas de atividade UML
Um diagrama de atividade mostra um processo de negócios
ou um software como um fluxo de trabalho por meio de uma série de ações.
Computadores, componentes de software ou as pessoas podem executar essas ações.
O Diagrama de Implantação
O Diagrama de Implantação é o diagrama com a visão mais
física da UML (GUEDES, 2007). Este diagrama foca a questão da organização da
arquitetura física sobe a qual o software irá ser implantado e executado em
termos de hardware, ou seja, as máquinas (computadores pessoais, servidores
etc.) que suportam o sistema, além de definir como estas máquinas serão
conectadas e por meio de quais protocolos se comunicarão e transmitirão as
informações. Os elementos básicos deste diagrama são os Nós, que representam os
componentes, Associações entre Nós, que são as ligações entre os Nós do
diagrama, e os Artefatos, representações de entidades físicas do mundo real.
Diagrama de Componentes
Diagrama de componentes da UML ilustra como as classes
deverão se encontrar organizadas através da noção de componentes de trabalho.
Por exemplo, pode-se explicitar, para cada componente, qual das classes que ele
representa.
É utilizado para:
·
Modelar os dados do código fonte, do código
executável do software.
·
Destacar a função de cada módulo para facilitar
a sua reutilização.
·
Auxiliar no processo de engenharia reversa, por
meio da organização dos módulos do sistema e seus relacionamentos.
Diagrama de Estados
UML prevê um diagrama específico para modelar os diversos
estados de um objeto durante o seu ciclo de vida. Tal diagrama é chamado de
diagrama de estados. Ele é muito utilizado na área de eletrônica digital assim como
em linguagens formais. Foi importado pela UML por ser uma maneira eficiente e
clara de se descrever todos os possíveis estados de um sistema assim
como quais eventos
levam a transição de
um estado para outro.
Diagrama de pacotes
É um mecanismo de agrupamento geral que serve para
agrupar vários modelos. Organiza elementos em grupo e costuma ser utilizado na
modelagem de sistemas muito extensos. São utilizados para demonstrar os limites
de cada subsistema e como eles se inter-relacionam.
Pode conter qualquer diagrama da UML, inclusive outros
pacotes. Mais comumente utilizado em diagrama de casos de uso e diagrama de
classes
Referências
Ribeiro, Leandro. O que é UML e Diagramas de Caso de Uso: Introdução Prática à UML
Disponível em: http://www.devmedia.com.br/o-que-e-uml-e-diagramas-de-caso-de-uso-introducao-pratica-a-uml/23408
Acessado dia 21 de Novembro de 2016
Microsoft. Diagramas de classe UML: referência
Disponível em: https://msdn.microsoft.com/pt-BR/library/dd409437.aspx
Acessado dia 21 de Novembro de 2016
Wikipédia. Diagrama de sequência
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_sequ%C3%AAncia
Acessado dia 21 de Novembro de 2016
Microsoft. Diagramas de atividade UML: referência
Disponível em: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dd409360.aspx
Acessado dia 21 de Novembro de 2016
César, Paulo. Artigo SQL Magazine 68 - Utilizando UML: Diagramas de Implantação, Comunicação e TempoArtigo SQL Magazine 68 - Utilizando UML: Diagramas de Implantação, Comunicação e Tempo
Acessado dia 21 de Novembro de 2016
Abdala, Daniel. Diagrama de Estados
Acessado dia 21 de
Novembro de 2016
Wikipédia. Diagrama de componentes
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_componentes
Acessado dia 21 de Novembro de 2016
UniFOA. diagrama de pacotes
Disponível em:
Acessado dia 21 de Novembro de 2016
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