A importância da Tecnologia
A cada dia as empresas, estão obrigadas a se adequarem aos
avanços tecnológicos. Tal necessidade se dá devido às mudanças que a sociedade
está passando, as necessidades estão ligadas ao consumo, que torna inevitável o
acesso a comodidade. A comodidade por sua vez, faz com que os consumidores,
exigem das empresas, que estas invistam cada vez mais em tecnologia, no intuito
de prover comodidade, acessibilidade e conforto aos clientes.
Nossa sociedade está antenada aos avanços tecnológicos, e
isso implica as empresas que se mantenham informadas, e que acessem tais
tecnologias a fim de conquistar esses clientes. A tecnologia, resumidamente é a
forma do consumo desenfreado, criado para que todos nós possamos comprar. Ex.:
Computador, a cada dia tem um mais moderno, que o anterior. Levando as pessoas
a quererem o mais moderno. Relação de troca e consumo.
Dentro desse patamar, as empresas devem possuir um sistema
de informação capaz de atender as necessidades dos clientes, possuindo um banco
de dados, que seja capaz de fornecer as organizações, informações precisas e
verdadeiras. Com base nesse sistema e nas informações as empresas tomam suas
decisões. Possibilitando criarem produtos, serviços, que estejam de acordo com
os anseios dos clientes.
A tecnologia nos aproxima das pessoas e das empresas, usá-la
de forma consciente, e eficaz possibilita o crescimento das empresas. Pois,
esta contribui para a boa relação comercial das organizações. A tecnologia,
hoje, é uma parceria, que bem utilizada, pode trazer bons frutos.
Aguiar da Silva (2016)
A Tecnologia e as Empresas
A tecnologia move o mundo, as empresas não sobrevivem sem
ela!
Atualmente uma empresa não consegue sobreviver ao mercado
concorrente, sem tecnologia suficiente para inovar os seus serviços prestados e
produtos oferecidos. A tecnologia faz parte da evolução das empresas, desde a
revolução Industrial em meados do século XVIII, na qual resultou em um profundo
impacto no processo produtivo, atingindo tanto os níveis econômicos e sociais,
como o continuo processo de evolução e inovação tecnológica do século que
vivemos, ressaltando que sem tecnologia a empresa se torna decadente e
recíproca.
O sucesso da empresa depende dos níveis de qualidade que as
mesmas procuram estabelecer como forma de aperfeiçoar e inovar sua tecnologia
nos serviços e produtos. A qualidade é um item importante para o mercado
consumidor, não adianta fazer algo que tenha custos menores se a mesma não
possui qualidade significativa para atender as expectativas do consumidor.
Utilizar a tecnologia de forma que ajude a empresa manter seus níveis de
qualidade superior, leva credibilidade e valorização nos seus serviços e
produtos oferecidos.
Inovar significa, não somente pensar em lucratividade, mas
em sustentabilidade e responsabilidade, devemos utilizar tecnologia para
mantermos sustentáveis no meio ambiente e socialmente.
A tecnologia não veio substituir o homem, mas ajudar no
processo produtivo e na diminuição dos custos e da poluição. Tecnologia deve
ser utilizada para o bem da sociedade, não contra ela!
Atualmente vivemos na evolução do gerenciamento da
informação, outra forma de tecnologia que ajuda pequenas e grandes empresas a
desenvolver projetos voltados para a formação das pessoas e na gestão de seus
negócios.
Por que não buscar dados e transforma-los em informações que
possam ajudar sua empresa no atendimento e na prestação de serviços. São
através dos dados e que conseguimos decifrar informações preciosas sobre o
perfil dos nossos clientes internos e externos.
O crescimento de qualquer empresa configura atualmente no
processo de informação e tecnologia que a submerge. Ter tecnologia não e
suficiente, mas desenvolver e gerenciar informações que possam contribuir nesta
inovação, e o que faz a diferença.
Rodrigues (2008)
Tecnologia da Informação
Com o crescimento da Internet, a globalização do comércio e
a ascensão das economias da informação, a Tecnologia da Informação (TI) passou
a atuar com papel essencial nos negócios e na administração. A TI está servindo
de base a novos modelos empresariais, novos processos de negócio e novos modos
de compartilhar informações. A Tecnologia da Informação viabiliza complexos
processos de negócio, ao mesmo tempo, contribui para conhecer melhor o ambiente
competitivo que a empresa encontra inserido. Assim, a TI é um “tipo” de
tecnologia pensada para auxiliar o gerenciamento de informações necessárias
para que os administradores tomem decisões corretas.
Antes de tudo para conseguir êxito e uma posição de destaque
no mercado nos dias atuais o Administrador necessita de flexibilidade e
versatilidade, para uma melhor adaptação as condições presentes, dentro disso
está o constante aperfeiçoamento pessoal e profissional que consiste na busca
prática do termo “profissional conectado”, dessa forma seus métodos de trabalho
e informações jamais estarão obsoletas. O conhecimento é sem dúvida a melhor
estratégia de sobrevivência, através dele na maior parte do tempo se adquire as
habilidades humanas de manipular, controlar e impor-se sobre o ambiente. Essa
constante atualização que irá propiciar melhores chances em qualquer ambiente
profissional, o poder associado ao controle da tecnologia torna-se mais visível
nas confrontações e negociações que envolvem a mudança organizacional ou quando
os grupos estão tentando melhorar seus destinos dentro da organização.
Com o avanço da globalização o mundo competitivo vem cada
vez mais tomando espaço, esse ambiente turbulento, que se transforma a todo
instante, exige das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o
ritmo das transformações.
A TI provocou uma transformação na natureza do trabalho, que
passou de manual para eletrônico, alterando o conteúdo das tarefas, sendo o
impacto mais forte percebido nesta geração. Diminuindo o tempo de realização de
uma tarefa, cada funcionário passou a ser mais cobrado sobre a qualidade de
seus serviços e quantidade de procedimentos, práticas e relatórios, que foram
possíveis graças à TI, aumentando assim o ritmo de trabalho e suas exigências.
Em relação as habilidades dos funcionários, muitas outras foram exigidas,
começando em como utilizar o computador. O impacto das novas tecnologias nas
empresas tem sido um dos principais focos de estudo nos últimos anos, devido a
sua rápida disseminação no ambiente empresarial e grande repercussão na
sociedade, a qual recebe suas influências. Todo esse arsenal de inovações
produz ‘impulsos’, estes se apresentam das mais variadas formas gerando ciclos
como os impactos das novas tecnologias no trabalho, percebeu-se também, o
impacto decorrente da implantação da TI na estrutura física das empresas,
devido a evolução dos equipamentos, aumento do número de máquinas e mudanças na
estrutura organizacional que ocasionam mudanças em diversas variáveis como:
- Conteúdo e natureza das tarefas;
- Pressões e ritmo de trabalho;
- Interação entre os operários;
- Quantidade de operários;
- Distribuição e localização dos operários; Horários e duração das jornadas;
- Alteração na estrutura organizacional, eliminando postos de supervisão e criando postos de nível de gerência;
- Mudança no perfil da mão-de-obra, exigência de novas especializações, habilidades e qualificação.
Essas novas tecnologias podem provocar alterações sobre o
nível de emprego, stress e satisfação no trabalho, além de exigir novas
habilidades do trabalhador. Nota-se, também, mudanças na gerência, com um
controle maior de seu desempenho.
O meio empresarial ficou digamos que mais fácil de ser
controlado e muito mais rápido na execução de algumas tarefas, o controle de
dados e busca de informações foi algo que trouxe um benefício enorme, além de
controle de estoques, Fisco com NF sendo emitidas quase que momentaneamente com
a interligação direta com sites governamentais, controle de estoques,
monitoramento de tarefas e maior interação entre os mais diversos
departamentos, além dos armazenamentos em nuvem que revolucionou a forma de ter
acesso aos documentos.
A TI está presente em todos os departamentos da empresa, e é
tida como fundamental para a modernização dos processos internos. Seja através
de usuários que utilizam o computador apenas para a criação de planilhas e
documentos, seja para controles de transações internas ou para o empresário que
precisa de um sistema que lhe dê informações para tomar decisões que definirão
o rumo dos seus negócios.
As novas ferramentas que a tecnologia da informação fornece
necessitam de capacitação, algo que tem que ser estudado constantemente, pelo
fato de estar sempre em mudanças, nas empresas ela gera uma dependência das
pessoas ao executar suas tarefas, obriga-as a ter especialização necessária
para algumas funções que antes não era obrigatório não adianta ter um ambiente
de trabalho totalmente informatizado se não tem alguém para opera-lo, as
mudanças das tecnologias são frequentes, e as pessoas que trabalham com elas
devem andar lado a lado, para que a empresa não invista em coisas que podem
facilitar o meio do trabalho e que acabe sendo barrado na hora da execução por
falta de capacitação.
Contudo, com o barateamento dos recursos de TI (hardware e
software), muitas empresas investiram em infraestrutura de TI sem o devido
planejamento e acabaram amargando perdas substanciais e não tendo o resultado
esperado.
A falta de preparação interna (recursos humanos e processo
eficiente) e externas (adequação ao ambiente de negócio dos concorrentes) transformaram
investimentos em custos, nem sempre absorvidos pela receita da empresa. A
subutilização dos recursos adquiridos ocorre principalmente nas empresas de
pequeno porte, onde a falta de conhecimentos e de uma acessória mais efetiva
sobre recursos necessários e a efetiva aquisição dos mesmos, pode levar a
resultados inexpressivos e a falta de alinhamento desses investimentos às
estratégias dessas empresas.
A segurança das informações é uma parte negativa, antes
somente quem estava na empresa podia ter acesso às informações, agora se um
hacker acessar o servidor ele pode ter todas as informações tantos pessoais
quanto financeiras, deste moto um sistema de segurança eficiente é fundamental
para proteger os dados e informações que a empresa contém.
Com a facilidade fornecida por ela em transformação dados em
informações confiáveis, em tempo de resposta mínimo, auxilia na maneira como a
empresa lida com os problemas enfrentados no dia-a-dia e permite um
planejamento das ações a serem tomadas no futuro, a informação a cada dia se
torna a ferramenta mais valiosa para se obter o sucesso no segmento ou mercado
no qual se atua.
A automatização de processos e transações que antes levavam
horas para serem realizados por seres humanos, hoje são feitos em poucos segundos
por computadores. Isto aumentou a competitividade e causou grande impacto nas
estruturas organizacionais, pois o número de pessoas necessárias para uma
determinada tarefa diminui.
Por estas considerações, pode-se constatar que existe uma
grande relação entre as mudanças organizacionais e a evolução da TI. A
agilidade de consulta a informações e na execução de processos aumentou o nível
de competitividade do mercado. A evolução tecnológica ocasiona mudanças
significativas, afetando não somente a estrutura da organização como também a
sua cultura e estratégia.
O grande desafio das organizações será avaliar e implantar
todas as mudanças que julguem necessárias, de forma natural, levando em
consideração que este processo deverá ser contínuo para que a Organização
obtenha sucesso no ambiente de competitividade global.
Definitivamente, a TI exerce papel extremamente importante
no que diz respeito ao aumento de produtividade e competitividade no mercado em
que se atua, ou até mesmo para a descoberta de novos mercados em potencial.
Pilati (2013)
Referências
AGUIAR DA SILVA, P. A importância da Tecnologia para
as Empresas. Disponível em:
<http://faflor.com.br/administrasempre/?p=117>. Acesso em: 27/11/2016.
PILATI, J. Impacto da TI nas organizações. Disponível em:
<http://www.administradores.com.br/producao-academica/impacto-da-ti-nas-organizacoes/5568/>.
Acesso em: 27/11/2016.
RODRIGUES, M. A importância da Tecnologia no crescimento empresarial.
Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-importancia-da-tecnologia-no-crescimento-empresarial/24362/>.
Acesso em: 27/11/2016.
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