O que é Análise de Negócio?
Análise de Negócio envolve entendimento de como as
organizações realizam os seus propósitos e definindo as capacidades que uma
empresa requer para fornecer produtos e serviços para seus os clientes (ou
stakeholders externos). Inclui a definição de metas, o modo como esses objetivos
conectam com objetivos mais específicos, a determinação dos planos de ação que
uma organização tem de comprometer-se para atingir esses objetivos e metas e
estabelecer a forma como as diferentes unidades de negócio e as partes
interessadas internas e externas se interagem. Análise de Negócio pode ser
feita para entender o cenário atual da empresa ou servir como base para
identificação das necessidades de negócio em si.
Em muitos casos, porém, Análise de Negócio, é feita para
definir e validar as soluções que satisfaçam as necessidades de negócio, metas
ou objetivos. Onde deve avaliar e sintetizar as informações que são fornecidas
por todas as pessoas que interagem com o negócio, tais como clientes,
fornecedores, setor de TI, executivos e etc.
A execução da Análise de Negócios foca na compreensão de
como a organização funciona e alcança os seus propósitos e na definição de
quais capacidades devem ser possuídas para que ela possa prover produtos e
serviços que atendam aos seus clientes.
"A Análise de Negócios é o conjunto de atividades e
técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no
intuído de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e
para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas
metas." (BABOK 2.0)
Este trabalho envolve o apoio à definição e compreensão
das metas organizacionais, a compreensão de como essas metas são ligadas aos
objetivos específicos, a determinação dos cursos de ação necessários para
alcançar as metas e objetivos e por fim, a definição de como as diversas
unidades organizacionais e partes interessadas dentro e fora daquela
organização interagem.
Em muitos casos, o Analista de Negócio atuará como
facilitador da comunicação entre as unidades de negócio.
Todavia a principal aplicação da Análise de Negócios é a
definição e validação de soluções que atendam as necessidades do negócio, seus
objetivos e metas.
O que é o IIBA?
O IIBA (International Institute of Business Analysis) é
uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo facilitar o trabalho
de profissionais que atuam na área de análise de negócio.
Seja qual for a sua responsabilidade ou levantamento de
requerimentos, análise de sistemas, análise de negócio, gerenciamento de
projeto, melhoria de processos, o IIBA tem como objetivo facilitar o nosso
trabalho.
O que é o BABok® ?
O BABok®(Business Analysis Body of Knowledge), é um guia
publicado e mantido pelo IIBA, reconhecido como padrão para as práticas de
Análise de Negócio. O guia BABok® descreve as áreas de conhecimentos da Análise
de Negócios, suas respectivas atividades e tarefas e as habilidades necessárias
para ser eficaz na sua execução.
O guia está relacionado ao alinhado com as praticas
descritas no PMBok®, SWEBOK® e CMMI®, TOGAF (Arquitetura Corporativa), ITIL,
COBIT, BPM, SACRUM (Método de Ágil) e etc.
Quem é o Analista de Negócio?
“Um Analista Negócio é qualquer pessoa que exerça
atividades de Análise de Negócio, não importando qual seja seu cargo, função ou
papel”, segundo o Guia BABok.
Os esforços do IIBA visam o reconhecimento do analista
de negócios como um profissional de responsabilidades bem definidas, mas isso
não quer dizer que para ser considerado membro da comunidade de praticantes
seja necessário ter “Analista de Negócios” no seu cartão profissional, basta
apenas, executar as atividades presentes no seu escopo.
A Análise de Negócio profissional não incluem apenas as
pessoas com o cargo Analista de Negócios, ela também pode incluir Analista de
Sistemas, Analista de Requisitos, Engenheiro de Sistemas Corporativo, Analista
de Processo, Analista de Produto, Gerente de Produto, Product Owner (SCRUM),
Arquitetos de Solução Corporativa, Consultores de Gestão ou qualquer outra
pessoa que execute as tarefas descritas no Guia BABok® , incluindo aqueles que
exercem também disciplinas relacionadas, tais como Gerenciamento de Projeto,
Desenvolvimento de Software, Garantia de Qualidade e etc.
Principais Conceitos
Domínios
Na Análise de Negócios, um domínio corresponde à área
específica da análise sendo realizada. Esta área pode corresponder a uma
organização inteira, uma unidade organizacional, clientes, fornecedores ou
mesmo a interação entre a organização e esses públicos.
Soluções
Para que a organização atenda uma necessidade do negócio,
se beneficie de uma oportunidade ou resolva um problema é necessário um
conjunto de mudanças em relação à sua situação atual. Este conjunto de mudanças
é chamado de solução.
O escopo de uma solução tende a ser mais restrito do que
o escopo do domínio no qual ela é implementada (uma mudança nas práticas
comerciais de uma organização é mais restrita do que a sua área comercial em
si).
O escopo da solução serve de base para a definição do
escopo da iniciativa ou projeto destinado a implantá-la.
Cada solução é formada por diferentes componentes de
soluções. Cada componente é um método de criação de uma capacidade requerida
para que a solução tenha efeito.
Alguns exemplos de componentes de solução são processos
de negócio remodelados, estrutura organizacional revisada, regras de negócio,
terceirização, aplicações de software / sistemas de informação, redefinição de
cargos, políticas comerciais e desenvolvimento de web sites.
No que tange às soluções, cabe à Análise de Negócios o
auxílio para que a organização defina a solução ideal para as suas demandas. A
solução ideal não consiste naquela que promete os melhores resultados, mas sim,
daquela que além de atender as demandas, leva em conta todas as limitações
(tempo, orçamento, regulamentos entre outros) sob as quais a organização opera.
Partes interessadas
Uma parte interessada é uma classe de pessoas afetadas
pela iniciativa de forma direta ou indireta. As partes interessadas representam
pessoas com as quais o analista de negócios irá provavelmente interagir de
alguma maneira.
Classes comuns de partes interessadas envolvem o próprio
analista de negócios, os clientes, o especialista no domínio do negócio, o
usuário final da solução, o especialista na implementação da solução, o
desenvolvedor ou engenheiro de software, profissionais de gerenciamento da mudança
organizacional, arquitetos de sistemas, instrutores, profissionais de
usabilidade, gerentes de projetos, testadores, agências reguladoras, o
patrocinador da iniciativa e fornecedores.
Área do Conhecimento
Planejamento e Monitoramento de
Análise de Negócio: é a área que abrange conhecimento de como o
Analista Negócio determina que atividades que são necessárias, para concluir um
esforço de Análise de Negócio. Ela abrange identificação das partes
interessadas, a seleção de técnicas de Análise de Negócio, o processo que será
usado para gerenciar requisitos e para avaliar o progresso dos trabalhos. As
tarefas nesta área de conhecimento governam o desempenho de todas as outras
tarefas de Análise de Negócio. Pode ser usada à técnica de modelagem de
processo, pode ser utilizada para modelar, definir e documentar a abordagem de
Análise de Negócio e detalhar o objetivo para identificar tarefas e partes
interessadas, respondendo o que é preciso, o que é preciso fazer, e compreender
quem precisa ser envolvido e o que precisa ser feito para monitorar o progresso
e coordenar ações de Análise de Negócios com as demais ações do projeto.
Análise Corporativa:
descreve como Analista de Negócio identifica as necessidades de negócio, refina
, esclarece a definição da necessidade e determina o escopo da solução que será
implementada. Esta área de conhecimento especifica a definição do problema,
análise, desenvolvimento do caso de negócio, estudo viabilidade e definição do
escopo da solução. Juntamente com um Benchmarking, Brainstorming, análise de
regra de negócio, grupo de foco, decomposição funcional e análise de causa
raiz, para que todos entendam o contexto de porque estar fazendo isso, assim
fornecendo um contexto e/ou uma base que permita avaliar todos os desafios e
questões futuras.
Elicitação: descreve
como o Analista de Negócio trabalha com as partes interessadas, para
identificar e compreender as suas necessidades, preocupações e compreender o
ambiente que eles trabalham. O objetivo da elicitação é garantir que as
necessidades reais dos interessados sejam completamente compreendidas. Para
isso a Análise de Documento, Entrevistas, Observação de Campo, Protótipo,
Workshop de Requisitos e Questionários servem para elicitar os requisitos de
partes interessadas, e do que as partes interessadas precisam, para que possa
se descrever as várias técnicas utilizadas para elicitar os requisitos.
Gerenciamento e Comunicação de
Requisitos: descreve a forma como o Analista de Negócio devem
gerenciar os conflitos, problemas e mudanças. Com objetivo de assegurar que as
partes interessadas e a equipe do projeto permanecem em um comum acordo sobre o
escopo da solução e como os requisitos são comunicados aos interessados, bem
como conhecimentos adquiridos pelo Analista de Negócio é mantido para uso
futuro, sendo que a análise de problema, matriz de rastreabilidade, workshop de
requisitos deve identificar e gerenciar mudanças, para que todo mundo entende e
concorde assim vai gerar um entendimento comum entre as partes interessadas e
formalizar o que foi acordado.
Análise de Requisitos:
descreve como o Analista de Negócio deve priorizar e elaborar solução de forma
incremental para os requisitos, de modo a permitir que a equipe implemente uma
solução que atenda as necessidades da organização patrocinadora e das partes
interessadas. Isto envolve analisar as necessidades dos interessados para
definir as soluções que satisfaçam essas necessidades, avaliar o estado atual
da empresa para identificar e recomendar melhorias, bem como a verificação e
validação dos requisitos resultantes, com a análise de decisão, de risco, de
regra de negócio, decomposição funcional, modelagem de processo, casos de uso e
User Stories, para analisar os dados e propor qual a solução deve ser feita,
para transforma a necessidade do negócio em capacidades claramente descritas.
Um requisito é:
“1. Uma condição ou capacidade necessária para uma parte
interessada para resolver um problema ou atingir um objetivo.
2. Uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou
possuída por uma solução ou componente de solução para satisfazer um contrato,
padrão, especificação ou outros documentos formalmente impostos.
3. Uma representação documentada de uma condição ou
capacidade como em (1) ou (2)” (IIBA, 2009, p.4)
Avaliação e Validação da Solução:
descreve como Analista de Negócio deve avaliar as propostas de soluções para
determinar qual a solução melhor atende as necessidades, identificar as
lacunas, soluções insuficiências e determinar soluções ou alterações
necessárias. Ela também detalha como o Analista de Negócio avalia e distribui
as soluções para ver quão bem eles se atendem as necessidades e para que a
organização patrocinadora avalie o desempenho e a eficácia da solução, com
análise de decisão, de regra de negócio, decomposição funcional, modelagem de
processo e casos de uso para assegurar que a melhor solução será escolhida e o
que deverá ser feito para avaliar e escolher entre as alternativas qual a
melhor opção.
Competências Fundamentais:
descreve como o comportamento, conhecimento e outras características que dão
suporte ao desempenho efetivo da Análise de Negócio.
Para concluirmos o que é um analista de negocio, sete
razões para quem se interessar em se tornar um de nós:
·
Para enxergar novas oportunidades de negócio;
·
Para melhor entender as necessidades dos
clientes;
·
Para atender as demandas de negócio;
·
Para ajudar na execução da estratégia;
·
Para apoiar e ajudar as equipes a desenvolverem
os projetos de negócio;
·
Para melhorar a performance do negócio e ajudar
na otimização dos custos das operações;
·
Para utilizar a Tecnologia da Informação para
criar vantagem competitiva;
Referências
A importância da Análise de Negócio
Disponível em:
Acessado dia 18 de Outubro de 2016
Resumo BABOK 2.0
Disponível em: http://www.analisedenegocios.com.br/resumo-babok-2.html
Acessado dia 18 de Outubro de 2016
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