Stephen Hawking alerta sobre a necessidade do contato alienígena para evoluirmos tecnologicamente

Stephen Hawking alerta sobre necessidade de contato alienígena


A mente do físico teórico Stephen Hawking não se aquieta quando o assunto é vida extraterrestre. E ele voltou, recentemente, a bater na tecla de que precisamos encontrar vida alienígena o quanto antes, mesmo que em pequenas civilizações, já que certamente nossos vizinhos no universo possuem uma evolução marcada por avanços tecnológicos bem à frente do nosso tempo.

Stephen Hawking adverte a humanidade para contatos com civilizações extraterrestres. De acordo com o astrofísico britânico, a humanidade deve ativamente buscar a vida extraterrestre para ganhar tempo e se defender.

Em seu programa de meia-hora, intitulado "Stephen Hawking's Favorite Places", ele resolveu falar de um sonho hipotético que envolve uma viagem em uma nave espacial até o planeta Gliese 832c, que é classificado como uma super-Terra, ou seja: tem todas as condições favoráveis à vida, localiza-se a apenas 16 anos-luz daqui e seria potencialmente habitável.

Trazendo essa história toda para a nossa realidade, a ideia do físico é realizar buscas por vida alienígena começando por sondas espaciais, que partiriam para locais relativamente próximos de nosso planeta a fim de encontrar sinais de comunicação de outras civilizações, com o auxílio de aparelhos e telescópios ultrasensíveis que operam por ondas de rádio através do infinito.

Para ele, é preciso ter cautela ao nos expormos a possíveis vizinhos extraterrestres, ainda mais quando se acredita que esses estariam mais evoluídos em termos tecnológicos do que nós humanos.

O encontro com uma civilização altamente desenvolvida pode ser semelhante ao encontro de Colombo com os índios, o que, como se sabe, não correu nada bem para os últimos, adverte o astrofísico britânico. O projeto de Hawking "Breakthrough Initiatives" é estimado em $ 100 milhões (R$ milhões). Um dos investidores é o russo Yury Milner, coproprietário da empresa da Internet Mail.ru Group.

"Se a vida inteligente tivesse evoluído (no planeta Gliese 832c), nós já conseguiríamos ouvi-la", declarou o estudioso. "Um dia poderemos receber o sinal de um planeta como este, mas precisaríamos conseguir respondê-lo. Conhecer uma civilização avançada seria como se fôssemos índios americanos nativos encontrando Colombo. Fato que não se desenrolou tão bem".

Hawking parece estar sentindo um misto de empolgação e preocupação: ele ficaria realizado se encontrássemos provas de vida em outros planetas, mas o fato de expormos nossa civilização aos alienígenas dessa forma é um tanto quanto alarmante.

O físico mostra claro receio em escancararmos nossos métodos de comunicação universo afora. Entretanto, para Doug Vakoch, presidente do METI International, um instituto de pesquisas aeroespaciais localizado em São Francisco, Califórnia, nós já nos expusemos aos alienígenas há muito mais tempo do que se imagina.

Basta pensarmos nas ondas de rádio, televisão e outros tantos sinais que vivemos emitindo para o espaço há quase um século. Para muita gente, estudiosa ou simplesmente curiosa, os alienígenas já nos encontraram há muito mais tempo do que parece.

O físico espera rastrear este e outros planetas na tentativa de encontrar sinais alienígenas usando alguns dos mais avançados radiotelescópios já fabricados.

Outros estudiosos da área dizem que já é tarde demais. Para Doug Vakoch, presidente do METI International, centro de pesquisa aeroespacial, nós já nos expusemos aos alienígenas há muito mais tempo do que se imagina. Vakoch diz respeito as ondas de rádio e televisão, entre outros sinais, que emitimos para o espaço há cerca de um século. Em resumo, se alienígenas pretenderem vir até nós, não há muito o que fazer. 

Referências


Sputiniknews. Stephen Hawking quer encontrar vida alienígena antes de ela nos encontrar

Disponível em:
Acessado em 24 de Setembro de 2016

Idgnow. Stephen Hawking quer encontrar alienígenas antes que eles nos encontrem

Acessado em 24 de Setembro de 2016

CanalTech. Stephen Hawking: "precisamos encontrar alienígenas antes que eles nos encontrem"

Acessado em 24 de Setembro de 2016

Comentários